As cruzadas vistas pelos árabes

by LiberIndex

Amin Maalouf. Vestígio. 2023.

A superioridade dos muçulmanos pode ser vista em Robin Hood, o príncipe dos ladrões (Reynolds, 1991), onde o cristão Robin (Costner) mostra sua ignorância frente ao culto muçulmano Azeem (Freeman). O livro de Amin Maalouf é um grande livro de aventura sobre esse embate, que começa com a invasão cristã em 1096 e vai até sua expulsão em 1291.

Narra a história das invasões cristãs no Oriente Médio, entre os séculos XI e XIII, a partir da perspectiva dos muçulmanos que habitavam a região. O autor, de origem libanesa, baseou-se em fontes históricas árabes para compor um relato que contrapõe a visão ocidental sobre esse período. O livro apresenta personagens como Noradine, Saladino e Baibars, que foram líderes islâmicos que resistiram aos ataques dos cruzados, chamados de franj pelos árabes. 

A obra também mostra como as cruzadas afetaram a cultura, a política e a religião do mundo muçulmano, gerando um sentimento de humilhação e ressentimento que perdura até os dias atuais. O livro é escrito em um tom profissional, mas ao mesmo tempo cativante, que mescla o rigor histórico com a sensibilidade literária. O autor busca oferecer ao leitor uma nova imagem do mundo árabe, que não seja reduzida aos estereótipos e preconceitos difundidos pelo Ocidente. O livro foi publicado pela primeira vez em 1983, em francês, e a tradução é de Julia da Rosa Simões.

Related Posts

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00