Diários

by LiberIndex

Diários. Franz Kafka. Todavia. 2021.

É uma obra que revela os pensamentos, as angústias e as inspirações de um dos maiores escritores do século XX. Nos 14 cadernos que compõem o volume  – das poucas páginas de 1909 até 12 de junho de 1923 – Kafka registra desde os detalhes de sua vida cotidiana em Praga até os sonhos que o atormentavam e os esboços de suas obras-primas literárias. Diários é um documento precioso para entender a personalidade complexa e contraditória de Kafka, sua relação com a família, a religião, a literatura e a história.  Comenta como foram escritos vários dos livros mais importantes do século XX: O processoMetamorfose, Desaparecido ou Amerika, O castelo e Na colônia penal.

Diários não foi escrito com a intenção de ser publicado, mas sim como uma forma de autoconhecimento e expressão para Kafka. Por isso, eles apresentam uma mistura de gêneros e estilos, que vão desde o relato íntimo até a crítica literária, passando pela ficção e pela filosofia.

Diários foi publicado pela primeira vez em 1937, 13 anos após a morte de Kafka, por iniciativa de seu amigo Max Brod, que desobedeceu o desejo do autor de queimar seus escritos. É uma leitura indispensável para quem quer mergulhar no universo kafkiano e na mente de um gênio da literatura. Na página 387, uma das mais famosas frases do século XX:

2/8/14

A Alemanha declarou guerra à Rússia. À tarde, natação.

Related Posts

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00