Todos os contos, volume 1945-1966 e volume 1969-1983. Julio Cortázar. Companhia das Letras. 2021.
Uma obra monumental que reúne a produção literária de um dos maiores escritores latino-americanos do século XX. Cortázar foi um mestre do conto fantástico, capaz de criar mundos surpreendentes e inquietantes a partir de situações cotidianas. Suas histórias exploram temas como o amor, a morte, o tempo, a identidade, a violência e a política, com uma linguagem lúdica e inventiva.
O primeiro volume abrange os contos publicados entre 1945 e 1966, desde os primeiros livros Bestiário e Final do jogo até Histórias de cronópios e famas e Todos os fogos o fogo. Neste período, Cortázar consolidou seu estilo e sua fama internacional, com obras-primas como Casa tomada, A continuidade dos parques e O perseguidor. Desse volume dois contos foram filmados: As babas do diabo (Blow-up, Antonioni, 1966) e A autoestrada do sul (Week-end, Godard, 1967).
O segundo volume reúne os contos publicados entre 1969 e 1983, desde o livro Último round e Octraedro até Alguém que anda por aíe Um tal Lucas. Nesta fase, Cortázar se engajou mais na realidade social e política da América Latina, sem perder sua imaginação e sua ironia.
Todos os contos contém mais de 200 contos de um dos maiores escritores da América Latina, exceto Fantomas contra os vampiros multinacionais, de 1975, ainda sem edição no Brasil.