M, o filho do século. M, o homem da providência.

by LiberIndex

Antonio Scurati. Intrínseca. 2019. 2020.

Dois livros retratam a vida e a ascensão de Benito Mussolini, o líder fascista italiano, que governou o país entre 1922 e 1943. Os livros são baseados em documentos históricos e fontes da época, mas também apresentam uma recriação literária dos personagens e dos acontecimentos. O primeiro vai de 23 de março de 1919 a 3 de janeiro de 1925; o segundo, de 15 de fevereiro de 1925 a 29 de outubro de 1932.

M, o filho do século mostra a trajetória de Mussolini desde o fim da Primeira Guerra Mundial até o assassinato de Giacomo Matteotti, um deputado socialista que denunciou as fraudes eleitorais do regime fascista em 1924. Nesse período, vemos como Mussolini se transforma de um agitador político e jornalista em um ditador carismático e autoritário, que usa a violência e a propaganda para conquistar o apoio das massas e eliminar seus opositores.

Já em M, o homem da providência Mussolini consolida seu poder totalitário e se torna uma figura messiânica para seus seguidores. Mussolini firma um acordo com a Igreja Católica, cria o Império Italiano na África, enfrenta crises econômicas e sociais e se prepara para entrar na Segunda Guerra Mundial ao lado de Hitler. O livro também mostra a vida pessoal e íntima de Mussolini, seus problemas de saúde, seus relacionamentos amorosos e sua solidão crescente.

Os livros de Scurati são um mergulho profundo na história do fascismo e na psicologia de seu líder máximo. Eles nos mostram como Mussolini se tornou um dos homens mais poderosos e temidos do século XX por ter feito uma das maiores invenções do século XX: um partido e um governo contra os interesses do povo, mas com grande apoio popular. 

Related Posts

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00