Franklin Martins. Kotter. 2022.
Quem inventou o Brasil? Volume Zero, de Franklin Martins, é uma obra que utiliza a música como fonte histórica para contar a história do Brasil desde a independência até o início da República. O autor reuniu 297 canções, muitas delas gravadas pela primeira vez para o livro (*), que retratam os principais acontecimentos, personagens e conflitos desse período. O livro é o quarto da coleção iniciada em 2015, que abrange a história da República até 2002, e infelizmente sem as cores dos 3 livros anteriores.
Mostra as muitas letras que a extraordinária música do Hino da Abdicação de D. Pedro I, de 1831, depois Hino da coroação de Dom Pedro II, de 1841, é hoje o Hino Nacional Brasileiro. Martins lista ainda 37 músicas sobre a escravidão e 39 músicas sobre a Guerra do Paraguai.
Franklin Martins mostra como a música popular brasileira, nascida nas ruas, nos circos, nos teatros e nos salões, foi capaz de registrar os fatos do momento e expressar as insatisfações e esperanças do povo brasileiro, muitas vezes em confronto com os donos do poder. O livro é uma viagem pela história do Brasil através da música, que revela aspectos culturais, sociais e políticos da nossa formação como nação.
(*) As músicas podem ser ouvidas no site www.quemfoiqueinventouobrasil.com.