Jay Parini. Record. 2022.
Um possível resumo: Walter Benjamin está em Paris e tem dois amigos. Scholem acredita que é preciso procurar Deus. E Brecht acredita que o proletário tem que tomar os meios de produção. Benjamin não acredita em nada disso. Quando os alemães chegam, foge para a Espanha, mas a fronteira está fechada.
Um romance biográfico que narra os últimos anos de vida do filósofo alemão, desde sua fuga da Alemanha nazista até sua trágica morte na fronteira franco-espanhola em 1940. O livro é uma homenagem à obra e à personalidade de Benjamin, que é retratado como um pensador brilhante, mas também como um homem frágil, solitário e angustiado.
Parini mistura fatos históricos com ficção, criando diálogos e cenas imaginárias que revelam os dilemas e as emoções de Benjamin. O autor também explora as relações de Benjamin com outros intelectuais da época, além dos já citados Brecht e Scholem, como Hannah Arendt e Theodor Adorno. A travessia de Walter Benjamin é um livro envolvente e comovente, que mostra a trajetória de um homem que lutou até o fim por sua liberdade e por sua obra.